Steve Jobs

10 coisas que Steve Jobs pode nos ensinar sobre recomeçar

Steve Jobs

Você precisa de motivação para recomeçar? Está difícil mudar o seu estilo de vida? Calma não se desespere, todo recomeço é deveras difícil.

Provavelmente você já tenha ouvido falar do lendário Steve Jobs. Você deve estar pensando que “raios” a mudança de estilo de vida tem a ver com Steve Jobs! Na verdade, muita coisa. Steve Jobs sempre encontrou motivos para recomeçar em sua vida, inclusive neste quesito.

Hoje iremos lhe contar 10 coisas que Steve Jobs pode nos ensinar sobre recomeçar.

1. Recomece! Mesmo quando sua família não se importar com você!

Steve Jobs foi abandonado por seus pais biológicos…. Seu pai era filho de muçulmanos e você sabe bem como eles são rigorosos. Filho fora do casamento? Nem pensar! Steve Jobs acabou sendo encaminhado para a adoção. Reprogramar o seu estilo de vida é difícil, pior se não tiver o apoio de sua família. Mas não se deixe abater. Mesmo que você não receba apoio, ou ainda pior mesmo que sua família, parentes ou amigos se tornem os seus “tentadores” trazendo alimentos que façam mau para a sua saúde, resista firme até o fim!

2. Recomece, transformando o seu “projeto” em uma chance para mudar.

Quando Steve Jobs cursava a 8ª série e construía o seu projeto de ciências, ele tevê talvez uma de suas primeiras oportunidades, para concluir o seu projeto ele precisava de uma peça que era fabricada pela HP, Steve não pensou duas vezes ligou para a HP. Resultado, ele conversou com o próprio William Hewlett durante 20 minutos, conseguiu 20 peças para o seu projeto e ainda a chance de um emprego.

O exemplo de Steve Jobs mostra que mesmo que não haja oportunidades “aparentes”, podemos cria-las e transforma-las em ação. Você tem apenas um projeto? Não tem recursos? Quer emagrecer, ter mais vida e saúde? Não importa se o que você tem é apenas um projeto inacabado, continue avançando!

3. Recomece, mesmo que “suas notas” sejam ruins.

Quem nunca ganhou uma nota vermelha na vida? Não estou falando do boletim acadêmico não. Quem dera se estas fossem as únicas notas vermelhas que pudéssemos ter. Mas as notas vermelhas estão por toda parte, não apenas na escola, mas no trânsito, no trabalho, no casamento, na educação dos filhos e também na sua saúde. Steve Jobs foi um aluno mediano, tirou notas vermelhas; mas “gente” ele deu a volta por cima se tornando um dos homens mais ricos e influentes do mundo.

4. Recomece, mesmo que você se sinta ‘destruído’.

Com certeza haverá dias em que você se sentirá destruído, acabado, sem forças para lutar. Mas não desista, talvez você adoeça mesmo se alimentando melhor. Haverá dias em que você se sentirá angustiado, sobrecarregado e até deprimido, mas lute! Steve Jobs em uma fase de sua vida esteve assim. Ele andava mau arrumado, exalava um cheiro insuportável, não penteava os cabelos, trabalhava descalço e ficava semanas sem tomar banho, ninguém mais o aguentava na empresa, por fim o transferiram para trabalhar sozinho durante a noite e a madrugado se tornou a sua companheira. Mas ele recomeçou…

5. Recomece, mesmo que você seja trapaceado.

Steve começou a trabalhar para uma grande empresa chamada Atari, eles fizeram um acordo de dividirem 50% dos lucros, mas na hora do acerto foi bem diferente, mesmo a empresa faturando uma fortuna Steve recebeu apenas cinco mil dólares. Mesmo que na ocasião ele também tenha trapaceado, entregando apenas 375 dólares para o seu sócio. Steve recomeçou. O que muitos de nós fazemos muitas vezes é se auto boicotar. Não trapaceie a si mesmo, crie metas e não tarde em cumpri-las. Sabe aquela meta de não comer carne vermelha toda segunda?

6. Recomece, mesmo que você seja diferente.

Você se sente diferente? Se sente estranho, incomum, acha que não se encaixa em lugar algum? Ninguém em sua casa quer mudar o estilo de vida? Em sua família você é o único a estar disposto a emagrecer, parar de fumar, beber ou praticar exercícios. Não se sinta sozinho e muito menos um caso perdido. Steve Jobs na infância era taxado de estranho, mas era apenas disléxico, recorreu as drogas, ao LSD, mas não se deu por vencido, ele recomeçou.

7. Recomece aprendendo coisas novas com pessoas novas (dieta).

Ele era um carnívoro, talvez pudéssemos chama-lo assim. Em viagem a Índia ele conheceu os Hare Krishnas, mudou totalmente seu estilo de vida e até raspou o cabelo. Abandonou a carne vermelha e se tornou um pescovegetariano. Passando a se alimentar somente de frutas, hortaliças, nozes, cereais, leguminosas e peixes.

8. Recomece mesmo que você seja um sem-teto.

Isso mesmo, não há motivo para desistir, Steve Jobs já foi até um sem teto, obrigado a deixar a faculdade para não comprometer o orçamento dos pais Steve fez apenas um semestre. Passou então a dormir no chão do quarto de alguns amigos, assistia há algumas matérias que tinha interesse, recolhia garrafas de coca-cola por alguns míseros centavos e andava 11 quilômetros por um prato de comida gratuito. Ele não ficou se lamentando da vida! Recomece!

9. Recomece mesmo que não faça sentido.

Mesmo que as coisas não façam assim tanto sentido amigo, recomece. Já pensou ser demitido da empresa que você mesmo ajudou a criar? Parece o fim da picada não é mesmo? É isso aconteceu com o nosso amigo Steve, mas ele deu a volta por cima e criou outra empresa que se tornou ainda mais poderosa que a primeira. Ele também manteve uma empresa falida (a Pixar) por um longo tempo, todo mundo achava que ele estava louco, mas ele acreditou que a animação faria sucesso no futuro. Só o filme Toy Story da Pixar arrecadou mais de 360 milhões.

10.  Continue recomeçando mesmo quando já tiver alcançado o sucesso.

Steve nunca parou mesmo quando já havia se tornado um dos homens mais ricos e populares do planeta ou ainda quando a sua doença o levava rapidamente para a morte. Pelo contrário ele nunca parou de lutar, criar e recomeçar. Um famoso currículo seu dizia:

“Estou procurando um lugar que necessite de reformas e consertos, mas que tenha fundações sólidas. Estou disposto a demolir paredes, construir pontes e acender fogueiras. Tenho uma grande experiência, um monte de energia, um pouco dessa coisa de ‘visão’ e não tenho medo de começar do zero”.

Enfim não tenha medo de começar do zero!

About Jackson

Jackson Dias, é biomédico com habilitação em naturopatia e nutricionista na Toxmed Diagnósticos. Ele ajuda pessoas a conquistarem um estilo de vida mais saudável e livre de doenças.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *