Pizza de batata e cebola

Pizza de batata e cebola

Esta versão vegana da clássica pizza italiana “con patate” combina dois grandes amores: batata e pizza. Nesta pizza de feijão ultra deliciosa, uma pasta branca cremosa é infundida com um bulbo de alho assado. O alho é assado com leite vegetal e juntamente com a textura da batata e o sabor suave da cebola cozida transforma essa pizza em uma verdadeira iguaria culinária. Para base, a receita usa uma receita popular de  crosta que fica pronta em 20 minutos e ela é feita inteiramente sem óleo e levedada . Prepare-se para surpreender todos os seus amigos!

A pizza de batata é uma delícia italiana. Feita com feijão amassado e alho assado ela vai fazer todo mundo amar esse prato.

INGREDIENTES

  • 1 bulbo (cabeça) de alho
  • 3 colheres de sopa de leite vegetal sem açúcar, como soja, amêndoas, castanha de caju ou arroz
  • ¾ xícara de feijão cannellini sem sal (branco) enlatado, lavado e escorrido (se não achar enlatado pode cozinhar)
  • Sal marinho, a gosto
  • Pimenta preta recém moída, a gosto (ou outro tempero de sua preferência)
  • 1 colher de sopa de fubá amarelo
  • 1 receita de massa de pizza caseira sem óleo ou 450gr de massa de pizza de trigo integral refrigerada
  • 225 gr de batatas Yukon douradas pequenas, em fatias finas
  • 1 cebola média, cortada ao meio e em fatias finas
  • 1½ colheres de chá de tomilho fresco picado

INSTRUÇÕES

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ° C. Corte a parte superior de cerca de 1cm do bulbo de alho até atingir a ponta dos dentes de alho. Deixando o bulbo inteiro, removendo quaisquer camadas externas de cascas soltas. Coloque o bulbo, cortado para cima, em um refratário pequeno. Regue com 1 colher de sopa do leite. Asse, tampado, por 30 minutos ou até o alho ficar macio ao ser amassado. Amasse o alho e o feijão com um garfo. Misture 1 colher de sopa do leite. Tempere com sal e pimenta.

Dica se quiser aproveite o forno para assar outras coisas e economizar o gás enquanto assa o bulbo de alho. Você pode usar um multiprocessador ao invés de amassar o alho e o feijão com um garfo.

  1. Enquanto isso, forre uma assadeira grande com papel alumínio e polvilhe com fubá. Em uma superfície levemente enfarinhada, enrole uma massa de pizza caseira sem óleo em um círculo de 30 centímetros. Transfira para a assadeira. Asse por 10 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno. Aumente a temperatura do forno para 230°C.
  2. Em uma frigideira antiaderente grande, cozinhe as batatas e a cebola por cerca de 5 minutos ou até ficarem macias, mexendo ocasionalmente e adicionando água, 1 a 2 colheres de sopa de cada vez, para evitar que grudem.
  3. Espalhe na crosta a mistura de feijão; cubra com as batatas e a cebola. Pincele com 1 colher de sopa do leite restante. Tempere com sal e pimenta. Asse por mais 10 a 12 minutos ou até que a crosta esteja dourada e os legumes macios. Polvilhe com tomilho.

Tempo de preparação:30 minutos / pronto em: 1 hora 15 minutos. Rende 1 pizza.

Esta receita é uma adaptação da receita original de Nancy Macklin. Para mais receitas clique AQUI.

About Jackson

Jackson Dias, é biomédico com habilitação em naturopatia e nutricionista na Toxmed Diagnósticos. Ele ajuda pessoas a conquistarem um estilo de vida mais saudável e livre de doenças.

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