pizza

Pizza vegetariana com crosta de brócolis

Como sua prima crucífera couve-flor, o brócolis pode ser usado para fazer uma ótima massa de pizza. Para reduzir o tempo de cozimento no dia, você pode fazer e assar esta pizza com antecedência e congelá-la em um recipiente hermético por até um mês. Basta assar ela ainda congelada em um forno de 180 ° C por 20 a 30 minutos, depois decore com abacate e manjericão.

Elegi o mês de fevereiro como o mês da pizza e todo dia vou tentar postar aqui uma receita de pizza fitness/saudável.

Se você é como eu e ama pizza, mas evita por conta da gordura e do carboidrato, isso já não será mais problema; aqui no blog você vai encontrar uma receita pra chamar de sua.

Bom, sem mais delongas vamos para a receita.

pizza

INGREDIENTES

  1. 4 xícaras de brócolis (sem os talos)
  2. 1½ xícaras de farinha de grão de bico
  3. 2 colheres de farinha de amêndoa
  4. 4 colheres de chá de tempero italiano (pode usar outro)
  5. 2 colheres de chá de fermento em pó normal ou sem sódio
  6. 4 dentes de alho, picados
  7. ½ colher de chá de açafrão moído
  8. 1 colher de chá de sal marinho (opcional)
  9. ¼ colher de chá de pimenta vermelha esmagada (opcional)
  10. 1 xícara de leite vegetal sem açúcar e sem sabor, como amêndoa, soja, caju ou arroz
  11. 2 colheres de suco de limão
  12. 2 xícaras de pedaços de aspargos em cubos (pode usar cenoura em cubos de cerca de 2,5 cm pré-cozida)
  13. 1 xícara de cebola roxa picada
  14. 1 xícara de pimentão amarelo picado
  15. 1 xícara de tomate picado
  16. 1 abacate médio, cortado ao meio, descascado e picado (opcional)
  17. 10 a 12 folhas de manjericão fresco, picadas

INSTRUÇÕES

1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Forre uma assadeira grande com papel manteiga ou um forro de silicone para forma. Coloque o brócolis em um processador de alimentos; pulse até obter uma textura de arroz.

2. Em uma tigela grande, misture os próximos oito ingredientes (até a pimenta vermelha esmagada na lista); misture bem. Adicione o brócolis, leite e suco de limão; misture bem. Despeje na assadeira preparada e espalhe em um retângulo de cerca de meio centímetro de espessura. (Isso deve dar um retângulo um pouco maior que 33 × 23 centímetros). Ele encolherá à medida que assar.) Cubra com aspargos, cebola, pimentão e tomate.

3. Asse por cerca de 40 minutos ou até dourar na parte superior e nas bordas. Deixe esfriar completamente. Usando uma espátula fina, separe a pizza do papel. Faça as fatias de pizza. Cubra com o abacate e decore com manjericão. Sirva em temperatura ambiente ou reaqueça.

Sugestões: tentei não mudar muito da receita original, mas eu sugiro mudar os aspargos por cenouras cortadas em cubos de cerca de 2,5 cm e levadas rapidamente ao fogo para serem cozidas e ficarem mais macias. A pimenta vermelha por sua característica irritante é prejudicial em especial para quem sofre de hemorroidas, diverticulite, gastrite, úlcera gástrica e outras patologias estomacais e do cólon por isso recomendo deixar sem ou substituí-las por opções mais suaves.

Outras dicas e receitas você encontra clicando AQUI (novas receitas em breve).

Esta receita é uma adaptação da receita original criada por Darshana Thacker.

About Jackson

Jackson Dias, é biomédico com habilitação em naturopatia e nutricionista na Toxmed Diagnósticos. Ele ajuda pessoas a conquistarem um estilo de vida mais saudável e livre de doenças.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *