sal

O sal da vida

Este artigo tem como base os ensinamentos de Conceição Trucom, ela é química, palestrante e escritora de diversos livros sobre alimentação natural, qualidade de vida e bem-estar. O assunto está entre as especialidades de Conceição e é tema de um dos seus livros mais conhecidos: sal, um super alimento na visão da química.​


O sal como remédio

Na visão da especialista, o sal de verdade, encontrado em sua forma íntegra, é uma boa opção de bactericida e serve como uma forma de combater mucosas em processo de pré-inflamação, congestão ou feridas na região. A recomendação é deixar um pequeno floco de sal integral dissolvendo na boca: “Para problemas como amidalite e faringite é ótimo!” O ideal é não tomar água na sequência, evitando que o processo seja interrompido.

Deixe a pedrinha de sal se dissolver sozinha no tecido da mucosa, preparando o ambiente com uma espécie de barreira contra qualquer microorganismo que venha tentar se instalar no local. É importante lembrar que a ingestão necessária de sal varia entre cada indivíduo, e que tanto o excesso quanto o consumo insuficiente desse alimento pode trazer riscos para a nossa saúde.

Qual o melhor sal?

Quanto às opções de sal para consumirmos, Conceição sugere o sal marinho integral, capaz de nos alimentar não apenas de sódio, mas de diversos outro minerais presentes em sua composição.​

Um sal muito indicado por Conceição é o sal de Mossoró, abundante no nordeste e rico em minerais.

Já o famoso sal do himalaia (ou sal rosa) é bem controverso e a Conceição explica neste vídeo quais cuidados você precisa tomar com este tipo de sal e por que você deve evitá-lo.

Quer aprender mais sobre o sal e outros assuntos? Inscreva-se agora mesmo em VegFlix ou Club MedLife7 e tenha acesso a vídeo aulas exclusivas ou se candidate para uma vaga em nossa mentoria.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *