smothie vegano

Smoothie Turbinado

SMOOTHIE TURBINADO

INGREDIENTES:

–   (80 a 100g) banana congelada em rodelas 

–   (50 a 70g) de abacate ou avocado

–   (20 a 40g) de mirtilo (pode substituir por morango ou açaí)

–   15g (1 c. sopa) de chia

–   250 a 300ml de leite de amêndoas caseiro 

–   15 a 20g de proteína em pó (whey ou vegana)

–   1 colher de chá de alfarroba nibs (opcional)

MODO DE PREPARO:

Em um bom liquidificador (para bater bem e deixar cremoso do jeito que tem que ser), acrescentar o leite de amêndoas, a banana e o mirtilo (ou substitutos). Bata bem, e quando estiver cremoso, acrescente o avocado e a chia até ficar homogêneo. Eu adoro bem cremosinho! Sirva em um bowl ou em um copo grande e salpique um pouco de alfarroba nibs no topo se desejar. 

Banana

Fonte de carboidrato de rápida absorção, sendo excelente para comer no pré treino. Além de fonte de magnésio e potássio, dois minerais fundamentais para prática de atividade física.

Abacate

Gordura monoinsaturada como ômega 9 que auxilia na redução do risco de doenças crônicas como as cardiovasculares e dislipidemia. Melhora a função cerebral e a fluidez das nossas membranas celulares ajudando na comunicação entre elas. O abacate tem um grande poder de nos dar saciedade, então esse smoothie por si só pode ser uma bela refeição, deixando você saciado por mais de 3 horas.  

Mirtilo

Essa cor roxa do mirtilo confere uma bela fonte de antioxidante: a antocianina. A antocianina ajuda a combater os radicais livres que produzimos só de respirar. Lembrando que radicais livres são importantes para nossa sobrevivência, e por isso importante equilibrá-los com os antioxidantes oriundos dos alimentos para manter o equilíbrio constante. Então comer alimentos fonte de antioxidante diariamente são de extrema importância para melhorar o estresse oxidativo das células. 

Chia

Fonte de ômega 3, gordura polinsaturada que participam de varias funções no nosso corpo e atua na estrutura das membranas das células dos olhos e do sistema nervoso. Também auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e são essenciais para produção de enzimas que atuam combatendo processos inflamatórios. 

Pelo simples fato de as gorduras poli-insaturadas não serem sintetizadas pelo nosso corpo, elas precisam fazer parte da nossa dieta. 

Além de fonte de gordura, a chia também é uma ótima fonte de fibra solúvel que ajuda no trânsito intestinal, e também é fonte de cálcio e magnésio, dois minerais importantes para a saúde óssea. 

Amêndoas

Gordura monoinsaturada que ajuda na redução de níveis de colesterol como também é importante para saúde do coração. As amêndoas são fonte de vitamina E, um antioxidante lipossolúvel que ajuda a combater os radicais livres mais instáveis ajudando a diminuir e minimizar os efeitos da cascata de radicais livres.

Proteína

São nossos blocos de construção e por isso imprescindíveis para que a refeição fique equilibrada. Já que a ideia é tomar esse smoothie no café da manhã ou lanche da tarde, uma quantidade equilibrada de proteínas é importantíssima nessas refeições também. Caso não queira deixar gosto residual, opte por sabores neutros, ou tome ela separada com água. Hoje em dia as opções de proteínas no mercado são imensas, já é possível encontrar proteínas puras de boa qualidade com pouco ou quase nada de xenobióticos (corantes, conservantes, adoçantes, acidulantes..), com sabores variados e até mesmo proteínas vegetais para quem tem restrição a caseína, que é a proteína do leite, ou para veganos.

Alfarroba

Por ser uma rica fonte de fibra dietética, a alfarroba ajuda as atividades digestivas do corpo. A fibra melhora a digestão porque ativa a secreção de sucos gástricos, ajuda na consistência das fezes e estimula os movimentos peristálticos, o que promove regularidade intestinal. A alfarroba é rica em vitaminas do complexo B, como por exemplo riboflavina, piridoxina e folato, e sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e manganês. A alfarroba não contém estimulantes como cafeína e teobromina, presentes no chocolate, que podem causar alterações em pessoas sensíveis. A alfarroba está livre de outra substância presente no chocolate, a feniletilamina, que pode causar crises de enxaqueca em algumas pessoas.

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