grao de bico

Receita: Creme de grão de bico com cogumelos

O grão-de-bico é uma ótima fonte de vitaminas B6 e B2 que juntamente com os folatos auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o risco de enfarte e combatendo o nervosismo e a irritabilidade. Mas não vou contar aqui tudo sobre o grão-de-bico não, eu o encorajo a baixar o nosso e-book “Os treze fatores pouco conhecidos do grão-de-bico que vão impulsionar a sua saúde”. Te vejo por lá, beleza? Boa leitura e um ótimo apetite.

Serve 3 pessoas

INGREDIENTES

  • 250g de grão de bico
  • 100g de cogumelos
  • 1 batata grande cortada
  • 1 tomate grande bem maduro
  • 1 cebola grande picada
  • 1/4 xícara de alho poró picado
  • 1/4 xícara de cebolinha picada
  • 1 colher de sopa de páprica defumada (opcional)
  • 2 colheres de óleo vegetal (opcional)
  • sal e temperos, ervas frescas e secas que você mais gosta

PREPARO

Comece preparando o grão de bico. Se você não tiver sobras de grão de bico cozido, programe a sua sopa com um dia de antecedência porque terá que deixar o grão de bico de molho. Evite usar enlatados ou grão de bico pré-cozido em caixinhas. O ideal sempre que possível é preparar os alimentos em casa.

Lave bem o grão de bico em água corrente. Coloque em uma tigela grande e deixe de molho por 12 horas. Passado este tempo escorra a água do molho, coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar. Enquanto o grão de bico cozinha prepare o restante da receita.

Descasque e corte a batata em pequenos cubinhos e coloque para cozinhar junto com o grão de bico. Pique a cebola, o alho-poró e o tomate. Em uma frigideira grande coloque duas colheres de óleo, aqueça bem e frite a cebola e o alho poro (para quem não usa óleo como eu, ou tem alguma restrição dietética pode “fritar” o tempero na água). Tempere com um pouco de sal, deixe refogar até que os temperos fiquem dourados tendo o cuidado de não queimar. Adicione o tomate picado e deixe apurar por mais um minuto. Desligue o fogo e reserve.

Quando o grão de bico levantar fervura adicione este refogado misturando bem. Adicione sal e os temperos (ervas frescas e secas que você mais gosta) a seu gosto (não costumo usar pimenta por ser um irritante gástrico e estimulante, uso outros temperos). Tampe a panela e deixe ferver novamente até que o grão de bico esteja macio. Este tempo de cozimento do grão de bico vai deixar a sopa bem grossinha e cremosa. Adicione a páprica, se for utilizar. Você pode colocar a sopa no liquidificador para fazer o creme, ou se você tiver um mixer, processe na panela mesmo. Bata até ficar bem cremoso. Se fizer no liquidificador, devolva para a panela depois de pronto. Controle a consistência do creme como você desejar. Eu triturei tudo e fiz um creme bem lisinho. Também fica muito bom se você deixar pedacinhos triturando menos.

Na mesma frigideira que você refogou os temperos, coloque a cebolinha verde com um fiozinho de óleo (novamente aqui eu “frito” na água), acrescente os cogumelos e tempere com uma pitadinha de sal e deixe fritar rapidamente. Sirva este refogadinho junto com a sopa na hora de servir. Tudo combina e fica bom com grão de bico, use temperos, ervas frescas e secas que você mais gosta. Decore como preferir e sirva bem quente com torradinhas.

Como “fritar” os temperos na água?

É simples e fácil! Use uma frigideira antiaderente e a deixe aquecer bem em fogo alto, deixe um copo com água ao lado pois você acrescentará em seguida, adicione somente um pouquinho de água como se fosse o óleo mesmo, você notará que a água vai começar a pular e neste momento que você deve acrescentar os temperos, seja rápido para água não evaporar, vá mexendo o alimento com uma colher de pau, eles começaram a ficar dourados, se precisar vá acrescentando água aos poucos, controle bem a temperatura para que os seus legumes ou temperos não queimem. Pronto! Você já aprendeu a fritar sem óleo!

Quer aprender nossas receitas na prática? Quer saber mais? Entre em contato.

Bom apetite! Teste sua receita e nos conte como ficou.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *