estresse

10 alimentos saudáveis que diminuem a ansiedade e o estresse

Quem nunca passou por um momento de tensão, já ficou estressado, nervoso, ansioso ou teve algum tipo de crise nervosa. Os sintomas são variados desde o clássico roer as unhas até os mais insanos como cometer algum crime como o assassinato. O fato é que neste século louco de infinitas tecnologias ficamos cada vez mais ansiosos e estressados, alienados! Neste post você confere 10 alimentos que vão ajudar a baixar a bola do estresse e da ansiedade.

1º – Banana

A banana fornece uma fonte saudável de glicose importante para o cérebro. Todo alimento rico em glicose é muito importante para os neurônios, por esta razão alimentos com bom índice glicêmico de liberação lenta são indispensáveis para indivíduos que sofrem de ansiedade e outros transtornos nervosos, assim como a estafa. A banana fornece uma energia praticamente instantânea para o cérebro cansado, 100 gramas de banana por exemplo fornecerão 90 calorias. A banana contém também uma boa quantidade de fibras solúveis que regulam a absorção da glicose de outros açúcares. Ela é conhecida por ser uma das melhores fontes de potássio, um mineral conhecido como “destruidor do estresse”. Sem esquecer do triptofano que elas contêm, o qual é convertido em serotonina, o famoso hormônio do bem-estar ou da felicidade como é mais conhecido popularmente. Bananas verdes contêm uma quantidade maior de triptofano. Para quem quer controlar a ansiedade o que não pode faltar na alimentação, são bananas.

2º – Morango

Assim como a banana, os morangos também são uma boa fonte de glicose e fibras solúveis. A ação antioxidante do morango ajuda a proteger o sistema nervoso central, combatendo os famosos radicais livres que são tão prejudiciais para o cérebro. O morango também contém potássio, uma pequena quantidade se comparada a banana. O fato é, se você precisa de energia e antioxidantes para o cérebro? Use morangos!

3º – Mel

O mel é uma boa fonte de energia instantânea para o cérebro. Pois 100 gramas vão fornecer 300 calorias. Mas o açúcar do mel é absorvido mais rapidamente do que a frutose, como fonte de energia ele é melhor para atletas pois auxiliará em uma recuperação mais rápida. O mel também é conhecido por ser um calmante natural devido aos seus níveis excepcionais de glicose.

4º – Aveia

Muitos estudos indicam que a ingestão de carboidratos complexos em geral ajuda a combater transtornos de ansiedade, e este é o caso da aveia. Já os alimentos feitos de farinha refinada fazem exatamente o contrário, eles causam oscilações no nível de açúcar do sangue afetando a fome e os níveis de energia. Ela também estabiliza os níveis de açúcar no sangue e ajuda a diminuir alterações no humor e aquelas fortes vontades de ingerir determinados alimentos, que podem desencadear crises de ansiedade, irritabilidade e sintomas depressivos. A aveia contém uma boa quantidade de folatos e outros minerais importantes para o nosso Sistema Nervoso Central. Também é fonte de triptofano, o qual converte-se em serotonina, o hormônio do bem-estar, já citado anteriormente.

5º – Gérmen de Trigo

Este outro cereal ajuda a melhorar a memória, por ser rico em ácido fólico e vitaminas do complexo B, ele estimula também a produção de serotonina, controlando ansiedade e estresse, e possui ação antioxidante neuroprotetora. Ajuda também a emagrecer, já que é comum quem sofre de ansiedade recorrer durante as crises sempre a comida.

6º – Nozes, linhaça e a chia

Estes três compõem a mais rica fonte de ômega 3 vegetal, especialmente a linhaça, o ômega 3 é um excelente ácido graxo essencial, necessário para manter um bom estado das conexões nervosas e nervos. A deficiência nutricional de ômega 3 comprovadamente pode causar, ansiedade, irritação, estresse, hiperatividade e insônia, além de muitos outros transtornos e doenças.

7º – Cereja

Este é um dos poucos alimentos que coloquei na lista que não possui efeito ansiolítico, ao menos não diretamente. Segundo uma pesquisa publicada pelo Departamento de Psiquiatria do Centro Médico da Universidade de Rochester (EUA), as cerejas aumentam a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. As melhores são as cerejas ácidas. Dois copos de suco diários aumentam o sono noturno em noventa minutos. Pelo seu efeito sonífero recomenda-se que os ansiosos e estressados façam o seu uso, pois um efeito concomitante seu é o calmante. Outros efeitos relacionados ao seu uso é o saciante, por se tratar de um alimento de alto índice glicêmico de liberação lento, o que será excelente também para o sistema nervoso.

8º – Maçã

A maçã contém fósforo e potássio, duas substâncias ideais para combater estados de excitação e nervosismo. Os seus antioxidantes também ajudam a controlar quadros de ansiedade. A boa quantidade de fibras ajuda a elevar os níveis de saciedade.

9º – Uva

A uva reúne nutrientes ideais que combatem a ansiedade como vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva além de ser bem conhecida como cardioprotetora, também é neuroprotetora, principalmente uvas escuras, pois possuem ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres.

10º – Infusões

Fugindo um pouco da regra, as infusões são ótimas opções no combate e controle da ansiedade. As mais indicadas são a de Valeriana (raiz), Tília (folhas), Melissa (folhas), Passiflora (folhas) e Hipérico (flores). De forma geral estas ervas possuem ação calmante, ansiolítica, sonífera, sedativa e antidepressiva.

Não use as ervas medicinais acima sem recomendação profissional.

O terapeuta Naturopata é o melhor profissional para recomendar a quantidade exata a ser consumida. Se quiser conhecer outras receitas ou mesmo aprender a fazer Shakes para controlar a ansiedade ou iniciar um tratamento naturopático no combate a ansiedade. Você está no lugar certo! Assine o nosso newsletter e comece hoje mesmo a iniciar a sua reprogramação de estilo de vida através de nossos ebooks e e-mails e artigos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *